Tags

Compra de livros do mês de Junho

Neste final de semana, eu e o Felipe aproveitamos para comprar alguns livros, nosso vício.  Passeamos pela livraria e escolhemos alguns títulos, como O príncipe, de Maquiavel; Orgulho e preconceito, da Jane Austen; O grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald e A culpa é das estrelas, de John Green.
Como ainda não li nenhum, atualmente estou lendo o Inferno, de Dan Brown, darei minha opinião o acabamento dos livros. Os três títulos clássicos adquiridos são versão pocket, dois da L&PM e um da coleção Saraiva de Bolso, da editora Nova Fronteira. Particularmente não sou fã do acabamento desses tipos de livros, as letras em geral são pequenas, as margens são mínimas, alguns livros soltam as páginas, entre outros problemas. Mas eu gostei desses dois pelo trabalho com as capas, por exemplo, a coleção Saraiva de bolso tem caricaturas muito interessantes dos autores dos livros. Já a L&PM tem um trabalho muito bom de composição de capas, aonde até as lombadas dos livros chamam muita atenção, algo difícil de achar, já que nem sempre as lombadas comunicam tanto quanto as capas.

Felipe: Eu adquiri o livro d'O Príncipe, concordo plenamente com relação aos comentários de acabamento, o processo de encadernação hotmelt onde as folhas são coladas entre si e depois na capa (observe a foto acima, em Gatsby) é muito frágil e causa esses problemas, no entanto, só porque um livro tem por acabamento capa dura e hotmelt com costura (mais resistente) não garante sua venda. No momento da minha compra achei outra versão do mesmo livro, intitulado "Pocket Premium", que possuía capa dura, foi produzido com um papel branco (acredito que sulfite 75g), tinha o texto num tamanho maior e a entrelinha menor, eu vi uma "mancha negra" quando abri o livro, muito texto e tudo aglomerado. Pagaria cinco reais a mais para tê-lo, sabendo que ele duraria mais, porém não conseguiria ler (o que é o objetivo rs).
Acredito que a moral da história seja que o designer deve prestar atenção em todos os detalhes do projeto gráfico e realizar suas escolhas com cuidado, pois por mais que o público não saiba termos técnicos eles são tão capazes de reconhecer esses pontos quanto nós.
O Príncipe de Maquiavel

0 comments: