O Príncipe


Começo esse breve post afirmando que tive o prazer de atualizar o status desse título como lido no skoob. Esse livro como você deve imaginar, é um clássico literário, sempre em destaque nas famosas listas de "livros que você precisa ler antes de morrer". Devido ao título sempre imaginei tratar-se de um romance ― gênero literário ―,  ideia contrária à imagem que eu tenho do autor como estudioso, sendo assim, já esperava errar esse tiro no escuro.
No entanto, fui surpreendido ao saber que o tema seria tão destoante ― ciência política! ― e que o livro na verdade foi um presente enviado por Maquiavel ― que não possuía nenhum objeto valioso para oferecer senão seu conhecimento, "apreendido por uma longa experiência das coisas modernas e uma contínua lição das antigas" ― ao Magnífico Lorenzo, filho de Piero de Médici, aconselhando-o a como agir nas adversidades que enfrentaria como estadista.

Na atmosfera inquieta do Renascimento, a obra de Maquiavel é dominada pela ideia da unidade italiana. O 'secretário florentino' procura meios próprios de formá-la e discute as formas de governo mais apropriadas à sua preservação. XAVIER, Lívio.

Maquiavel expõe as boas e más atitudes que podem ser tomadas, porém, deixa claro que uma má atitude, dependendo do contexto, pode ser uma boa escolha para o príncipe. Por exemplo, acaso ele esteja com boa reputação perante o povo porém inversamente proporcional à burguesia  ― que possui grande poder ―, é aconselhável que equilibre essa balança, mesmo que para isso deva lesar muitos para beneficiar poucos; podemos encarar como diplomacia. Enfim, todas as decisões possuem somente um intuito: manter-se no poder.

O único incômodo na leitura foi que apesar das diversas notas e do glossário de nomes que apresenta breves explicações citando pontos pertinentes aos exemplos mencionados por Maquiavel, tive certa dificuldade, e para entender completamente a obra teria que pesquisar as diversas personalidades citadas. Mas isso obviamente não tira o mérito do livro pois cabe ao leitor adquirir conhecimentos históricos.




Informações Técnicas
Título: O príncipe
Autor: Nicolau Maquiavel
Editora: Nova Fronteira (Saraiva de bolso)
Conselho editorial: Daniel Louzada, Frederico Indiani
Leila Name, Maria Cristina Antonio Jeronimo
Projeto gráfico de capa e miolo: Leandro B. Liporage
Ilustração de capa: Cássio Loredano
Diagramação: Filigrana
Equipe editorial Nova Fronteira: Shahira Mahmud,
Adriana Torres, Claudia Ajuz, Gisele Garcia
Preparação de originais: Gustavo Penha, José Grillo,
Luiz Alberto Monjardim
Ano: 2011
Edição: Especial
Páginas: 128
Acabamento: Hotmelt

0 comments: