Crossbooking: liberte seus livros!



A primeira vez que eu ouvi falar de crossbooking foi quando uma amiga minha falou que quando ela lia um livro e não se tornava um dos favoritos dela, ela simplesmente abandonava ele no banco de um trem. Naquele momento eu achei bem estranha a ideia de abandonar um livro, mas recentemente me deparando com uma prateleira cheia, decidi separar alguns títulos que eu não leria mais e me aventurar no crossbooking.

Primeiramente, o que é crossbooking?
É um movimento nascido no exterior em que livros são abandonados em lugares públicos para que outras pessoas possam ler. Assim, democratizando a leitura. É importante que as pessoas que encontrem esses livros, também repassem depois da leitura.

A minha experiência com a "libertação de livros" foi recente, deixei um exemplar de "Para sempre" dentro do trem e fiquei pensando em várias coisas: "será que quem achar vai ler?", "será que alguém vai jogar fora", "será que alguém vai tentar me devolver ou vai levar para o achados e perdidos?" e eu não sei bem o que aconteceu com o livro que eu libertei (se alguém por aí achou, comente!). Mas, após o episódio, encontrei esse site: o BookCrossing, onde você pode cadastrar o local, dia e qual livro foi libertado. Além disso, ainda é possível colocar uma indicação do que você quer que a pessoa faça após a leitura.

É uma iniciativa interessante pois sempre tem algum livro pegando poeira nas nossas estantes e que não é nosso favorito, portanto por que não repassar para que outras pessoas possam ler? Nos próximos dias, libertarei mais alguns livros e dessa vez farei uma cartinha explicando o procedimento para quem receber.

E aí, o que você acha dessa iniciativa?

0 comments: