Efetividade e Organização


Vejo muitas pessoas proferindo diariamente o mesmo bordão em diferentes situações: Não tenho tempo. Isso é péssimo, pois reflete em sua vida pessoal e profissional, desde a sua saúde — quando você diz que não tem tempo de frequentar a academia —, até aquele projeto que está demorando além do esperado para ser finalizado no trabalho.

Meu objetivo não é falar sobre gerenciamento de tempo ou maximização de resultados, mesmo porque já existem dicas e métodos espalhados pela internet e também cursos que prometem milagres. Quero falar sobre hábitos, simples ações que podem trazer benefícios (que não são milagres) para você.

Talvez minha proposta assemelhesse ao que faz Seiiti Arata, idealizador do curso (online em vídeo) Produtividade Ninja, que me pareceu ter desenvolvido métodos eficientes. Porém, estarei mais focado na minha rotina, como uma pessoa normal, que precisa comparecer ao trabalho e no final do dia não esquecer o que comprar no mercado.

Efetividade
Qualidade do que atinge os seus objetivos estratégicos,
institucionais, de formação de imagem etc. (Houaiss)

(Se você deseja pular a parte da história, passe para o último parágrafo)

É óbvio que a internet agilizou muito a busca de informações sobre qualquer assunto do mundo. Poucos anos atrás para realizar um trabalho de escola era necessário fazer uma visita à biblioteca e orar para que achasse algo pertinente. Mas analisemos esse processo por etapas...

Você se arrumava, saía de casa, chegava na biblioteca, pegava diversos livros, copiava/xerocava o conteúdo relevante, voltava para casa, organizava as informações, esboçava um texto e finalmente passava "a limpo". A obrigação de entregar o trabalho, transformava-se em determinação a partir do momento que você deixava o conforto da sua casa para buscar informações, e não queria repetir a procissão de forma alguma, por isso, realizava de maneira apropriada.

Digamos que você gastasse 30 minutos fazendo seu caminho até chegar na biblioteca, hoje, você gasta essa quantia procrastinando pelos blogs, nas redes sociais, jogando, ou qualquer outra coisa, quando não deveria. Não estou dizendo que isso seja ruim, só que é inapropriado naquele momento específico.

Partimos para a parte da pesquisa, na biblioteca haviam duas opções: xerox ou cópia à mão. Um gastava e outro cansava. Sendo assim, você lia o conteúdo antes de tudo e isso garantia detalhes interessantes para o trabalho, além da economia de dinheiro e esforço. Hoje, graças à velocidade, pessoas copiam o texto na íntegra dos primeiros cinco sites que aparecem no resultado de busca.

Em casa você já sabia o que fazer, folhas lado à lado, setas, referências, citações, alguns minutos e o texto estava pronto para sua versão final. Hoje, graças à duplicidade de conteúdo e à pouca atenção dispensada — ou até falta de capacidade — para se entender o que está estudando, o resultado são textos medíocres, desconexos ou abarrotados de informações irrelevantes.

Agora, como resultado final, teríamos um trabalho bem estruturado contra um trabalho "porco", feito "nas coxas". Onde o problema não encontra-se na ferramenta mas no processo. A incapacidade de controlar um hábito de acessar um site, um aplicativo, etc., prejudicou sua tarefa, prolongando-a e diminuindo sua qualidade. Se houvesse foco e organização, a tarefa poderia ser concluída antes e você teria um tempo para aproveitar realmente, sem preocupações.

Enfim, meu objetivo é por meio da organização remover as distrações - tentações - e consequentemente aumentar o foco, fazendo com que você atinja seus objetivos de forma mais eficiente. Parar de abraçar o mundo e fazer tudo simultaneamente e começar a priorizar. Se você se interessou, fique ligado nos próximos posts dentro da tag de Efetividade e se tiver interesse em ver outros blogs, recomendo um que aprendi muita coisa e virei leitor frequente, o Efetividade.net.

0 comments: