Tags

Não conseguir o que você quer, não te faz infeliz



Com esse título você já deve estar pensando "mas é claro que eu fico infeliz quando não consigo o que eu quero", e provavelmente eu devo estar falando alguma besteira... Eu pensava da mesma forma até ver uma palestra do TED, de Dan Gilbert em que ele explicava por que nós somos felizes.

Durante o vídeo Dan faz o seguinte teste: se você pudesse escolher entre ganhar na loteria ou ficar paraplégico, qual das duas situações te faria mais feliz? A resposta óbvia para os ouvintes era a loteria, mas o palestrante mostrou que após um ano, as duas pessoas teriam o mesmo nível de felicidade. Difícil de acreditar, não é?

O nossos pensamentos tendem a pesar as perdas com maior intensidade do que elas terão realmente em nossas vidas. Quantas vezes falhar em uma prova, não conseguir um emprego, perder uma oportunidade parece que vai definir a nossa vida, nos levando ao sofrimento? Mas quais dessas coisas, depois de dois ou três meses continuam nos fazendo sofrer?

Vejam o vídeo e reflitam, pois as coisas sempre parecem piores do que são e isso é algo bem difícil de perceber. Para ver legendado em português, clique aqui.
*a imagem não é de minha autoria, não foi possível identificar o autor.

Leia também:
Por que somos jovens tão ansiosos?
Efetividade e organização
Por que é bom continuar curioso

4 comments:

  1. Aah, isso é muito bom! Sou simplesmente apaixonada pelas TED Talks. Tem uma do David Steindl-Rast "Want to be happy? Be grateful" que é linda.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu acabei de ver essa do David, muito linda mesmo! Também adoro TED Talks.

      beijos!

      Delete
  2. Que show de palestra! Eu vou tentar cultivar felicidade sintética, com certeza! Sempre me fascina tentar entender como nosso cérebro funciona.

    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Demais essa palestra mesmo! Eu nunca havia pensado na felicidade desse ponto de vista.

      beijos!

      Delete