Tags

Design Básico: Design Thinking


Chegamos ao terceiro post sobre a série "Design Básico", com análise do sétimo livro, intitulado Design Th!nking, que busca oferecer uma visão geral sobre o tema, apresentando processos e métodos afim de explicar esse modo de pensar soluções.
Design é o processo que transforma um briefing ou uma solicitação em um produto acabado ou em uma solução de design. Pode-se dizer que o processo de design compreende sete etapas: definir, pesquisar, gerar ideias, testar protótipos, selecionar, implementar e aprender. Cada etapa exige o design thinking, um modo de pensar voltado para o projeto e seu usuário.

Enfim, o livro dá bons conselhos como: atentar-se ao briefing, pesquisar, não julgar/descartar ideias precipitadamente ou restringir pensamento durante o brainstorming.
Assim como estimula a pensar nos elementos que constituirão o resultado gráfico do projeto, como: formato, cores, formas, proporções, escala, vocabulário, tipografia, acabamento, mídia, entre outros.
Tudo num projeto deve ter uma explicação plausível, condizente com a pesquisa realizada e com o objetivo a ser alcançado, nada é escolhido arbitrariamente ou aleatoriamente, seja porque é visualmente agradável ou porque você sempre quis usar aquele determinado artifício ― por exemplo: verniz localizado, texturizado, reticulado ou aromático, corte à laser, faca especial, hot-stamping, dobras, vincos, picotes, relevos, entre outros.
E isso, na minha opinião, distingue um projeto eficiente e com conceito, de um puramente comercial e "disfarçado" de bom projeto com a ajuda de acabamentos e detalhes "bonitinhos".

Outros tópicos podem ser observados no sumário abaixo:
Etapas do pensamento(10), O processo de design(12), Etapa 1 - Definir(14), Etapa 2 - Pesquisar(18), Etapa 3 - Gerar Ideias(20), Etapa 4 - Testar protótipos(22), Etapa 5 - Selecionar(24), Etapa 6 - Implementar(26), Etapa 7 - Aprender(28), Projeto de exemplo(30), Pesquisa(34), Drivers(36), Coleta de informações(38), Públicos-alvo(42), Amostras e feedback(46), Geração de ideias(48), Direções básicas de design(50), Temas do pensamento(56), Inspiração e referências(60), Brainstorming(66), Valor(70), Inclusão(74), Esboço(76), Apresentando ideias(80), Refinamento(82), Pensando em imagens(84), Pensando em signos(86), Apropriação(92), Humor(96), Personificação(98), Metáforas visuais(100), Modificação(102), Pensando em palavras(108), Palavras e linguagem(110), As "faces" dos tipos(118), Pensando em formas(120), Pensando em proporções(124), Pensando em cores(130), Prototipagem(134), Desenvolvendo designs(136), "Tipos" de protótipos(140), Vocabulário(144), Implementação(152), Formato(154), Materiais(158), Acabamento(162), Mídia(166), Escala(168), Série/Continuidade(172).

Design Básico: Design Thinking
Informações Técnicas
Título: Design Básico: Design Thinking
Autor: Gavin Ambrose; Paul Harris
Editora: Bookman
Ano: 2011
Edição:
Páginas: 200
Acabamento: Hotmelt com costura
Tradução: Mariana Belloli
Leitura Final: Aline Grodt
Revisão Técnica: Antonio Roberto Oliveira
Capa: Rogério Grilho (arte sobre capa original)
Editora Sênior - Bookman: Arysinha Jacques Affonso
Editora Responsável por esta obra: Elisa Viali
Editoração Eletrônica: Techbooks

0 comments: