O grande Gatsby




O grande Gatsby é um clássico, que recentemente virou filme. É a obra-prima de F. Scott Fitzgerald.
É um perfeito retrato dos loucos anos 20, nos quais, o choque da "nova" modernidade se refletia numa juventude impactada pela guerra e pela revolução industrial.
O livro é narrado em primeira pessoa pelo personagem Nick Carraway, rapaz de poucas posses que possui um vizinho peculiar, Jay Gatsby, grande anfitrião em enormes festas. Durante os acontecimentos é possível ver que Gatsby é um homem misterioso, com um passado enigmático, já que apesar de ter muitos amigos, ninguém sabe muito sobre sua vida. A forma como enriqueceu também causa curiosidade, levando alguns personagem à criarem teorias, muitas vezes de atividades ilícitas.

No primeiro momento, a minha impressão foi a de que Nick se incomodava com a figura de Gatsby, mas ao decorrer da histórias, é criado um laço forte entre os dois, após a revelação de uma parte do segredo de Jay. Mas eu não contarei o fato para não estragar o livro para vocês. #nospoiler

A reflexão sobre o ser humano e sua relação com dinheiro e status foi o que deixou o livro interessante, na minha humilde opinião. O livro é bom, não tem muita ação, mas a mensagem dele é atual em qualquer época. Apesar da minha leitura ter sido feita parte em 2013 e parte em 2014 e ter sido em um livro pocket, acredito que compensou bastante.

Em breve verei o filme e posto aqui o que eu achei.


Informações Técnicas
Título: O grande Gatsby
Autor: F. Scott Fitzgerald
Editora: L&PM Pocket
Ano: 2013
Edição:
Páginas: 208
Acabamento: Hotmelt

Tradução: William Lagos
Preparação: Jô Saldanha e Marianne Scholze
Revisão: Guilherme da Silva Braga
Capa: Motion Picture Artwork Warner Bros Entertainment, Inc

2 comments:

  1. Adorei suas apontações! Não tinha pensado muito na relação homem x dinheiro, mas vc tem razão, é bastante explorado no livro.
    Bjs

    ReplyDelete