O lado bom da vida, de Matthew Quick



O lado bom da vida conta a história de Pat Peoples, ex-professor de 30 anos, que acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Pat acredita que passou apenas alguns meses na instituição, não se lembrando do acontecimento que o levou para lá. A maior lembrança dele é o "tempo separado" de sua mulher Nikki.

Quando Pat finalmente tem alta da instituição psiquiátrica, sua mãe o leva para casa, onde ele percebe que muita coisa mudou nos últimos meses. Seu pai aparentemente não quer vê-lo, seu irmão não mora mais em casa e em nenhum lugar estão suas fotos do casamento com Nikki.

Aguardando que a esposa determine o final do "tempo separados", Pat passa boa parte do tempo exercitando o corpo (ele não quer ficar fora de forma quando ela voltar), assistindo os jogos de futebol americano com o pai e o irmão, indo às suas sessões de terapia e evitando ouvir Kenny G a todo custo. Sim! Kenny G é a criptonita dele e toda vez em que ouve "os acordes sensuais do músico" a agressividade de Pat toma conta.

Um dos fatos mais interessantes do livro é a crença do personagem principal de que sua vida é um filme e que ela ainda não teve seu final feliz, por isso ele busca se esforçar ao máximo para isso acontecer. Uma das atitudes do Pat é "ser gentil ao invés de ter razão". Sempre me lembro muito disso.

Durante seus treinos de corrida, ele conhece Tiffany, cunhada do seu melhor amigo e recentemente viúva. Por terem a mesma idade e ambos estarem solteiros, eles são apresentados, mesmo que cada um esteja preso a memória de seus ex-companheiros. Juntos eles passarão por situações de aprendizado sobre a "nova" vida que irão enfrentar.

Apesar do aparecimento de uma "mocinha", não considero esse um livro de amor, mas sim de reflexão sobre depressão, medos e sentimentos de rejeição. Sem dúvidas foi uma das minhas leituras preferidas de 2013. É um história simples, emocionante e engraçada. O Pat é daqueles personagens fofos que merecem um abraço dizendo "que tudo vai ficar bem". Ele é extremamente puro e otimista, é incrível tudo que ele faz para ter a chance de voltar para Nikki.

Já tem o filme, que eu particularmente achei ruim porque mudaram o final. Mas os atores foram perfeitos!
Informações Técnicas
Título: O lado bom da vida
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Edição:
Páginas: 256
Acabamento: Hotmelt

Preparação: Julia Sobral Campos
Revisão: Milena Vargas, Ana Lúcia Gusmão
Diagramação: Ilustrarte design & produção editorial

2 comments:

  1. Eu ainda não li esse livro, peguei um spoiler dele esses dias. Só a educação me impediu de dizer poucas e boas ao resenhista hahaha
    Eu puxei ele da estante da minha mãe esses dias, acho que deve ser bem legal, veremos!
    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Spoiler em resenha é péssimo! Dá muita raiva haha

      Eu gostei bastante, é um livro bem apaixonante! Depois me fala o que você achou :)

      beijooos!

      Delete